sexta-feira, 16 de setembro de 2011

EMEF Jean Piaget e Victor Issler: duas experiências do VIDHAS

Confira os textos que Lorecinda Abrão nos enviou contando sua participação nessas duas escolas:

Nova Experiência: EJA EMEF Jean Piaget

Era uma noite agradável de quarta-feira, mais precisamente 10/08.
Mesmo verificando o local com antecedência e tentando prever quanto tempo seria necessário para ir do Centro Histórico até à Escola Jean Piaget no bairro Parque dos Maias, os planos não deram certo.
O atraso para palestra fez com que eu pensasse ainda mais em fazer valer a pena para aquelas pessoas o tempo de espera. A recepção do Diretor da escola foi muito acolhedora.
Foi um momento ímpar: pessoas maduras, com histórias de vidas e muito à contribuir com a nossa reflexão.
Após a exposição, verifiquei que cada participante conseguiu perceber a grande importância das ações que tenham realizado e que é possível contribuir para uma sociedade mais justa com simples atitudes.
Obrigada Escola Jean Piaget por participar do projeto VIDHAS!

EMEF Dep. Victor Issler – Muita Vida

Coisa boa poder ter esse contato com as crianças e jovens, identificados com histórias muito parecidas com a minha.
A exposição estava em um local de ótimo acesso no corredor do prédio da direção da escola onde muitas crianças passam.
O que mais me emocionou nesta visita foi a participação das crianças com perguntas, respondendo e interagindo de uma forma muito viva.
Ao final algumas crianças vieram me abraçar e senti que levava algo muito bom dali e deixava para eles um pouco de mim também!

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Escola Gabriel Obino

Troca Rica - Jorge Terra


          Em 27.08.2011, em decorrência do Projeto VIDHAS da empresa Carris, estive na Escola Municipal Gabriel Obino para conversar sobre direitos humanos, mais especificamente sobre diversidade racial.           Havia professores e alunos do EJA (educação de jovens e de adultos). O interesse, os questionamentos e as trocas de informações, fez-nos nem perceber a passagem das cerca de 2h30min de conversa. Ocorreu, portanto, o que denomino de troca rica.
         Nas proximidades da Escola, há um quilombo, o dos Alpes, e os professores, em sala de aula e em outras atividades, costumam abordar temas referentes às diversidades social e racial. Tais fatos, aliados às experiências de cada um e de todos, levaram a um debate proveitoso e enriquecedor.
        Além do roteiro originário do projeto, pode-se tratar de protagonismo social, de afastamento da vitimização e de autoestima como força motriz para transformações de vidas individuais e de grupos.
       A diligente professora Lisane Mallet, encarregada das promoções culturais na escola, ao final da atividade, já anunciava a intenção de levar à escola pessoa que pudesse falar sobre a situação atual de alguns países africanos. O tema gerou interesse dos alunos a partir de atividades e das aulas ministradas pelo professor de História Jovani Scherer.
      Foi um momento ímpar que, em virtude do projeto supradito ou de outro, deverá ser repetido.

Jorge Terra.